A DDL oferece os serviços de controle de carrapatos.
Eles são parasitas externos que podem atacar animais domésticos e selvagens e seres humanos. Atualmente, cerca de 800 espécies são conhecidas em todo o mundo.
Eles se ligam a seus hospedeiros por um tempo relativamente longo para se alimentar de seu sangue.
Os tipos mais comuns são o carrapato-estrela (Amblyomma cajenense), o carrapato vermelho (Rhipicephalus sanguineus) e o Amblyomma cooperi, exclusivos das capivaras.
Com o aumento da população de capivaras, o aparecimento de carrapatos em parques públicos, rios e lagos é cada vez mais comum.
Apesar de ser mais difícil, as pessoas também podem carregar alguns parasitas em suas roupas, por exemplo, dando origem a infestação do ambiente e, consequentemente, do animal de estimação.
Os carrapatos também podem percorrer grandes distâncias, fazendo com que a infestação se concentre, por exemplo, na casa de um vizinho.
Manter a higiene do animal em dia e desinfetar o ambiente em que o cão ou gato passa grande parte do tempo são duas medidas que podem prevenir e tratar o problema.
Os carrapatos proliferam em grande número, infestando o ambiente e o animal em busca de sangue para se alimentar e continuar a se reproduzir.
Uma doença febril causada por bactérias que podem levar à morte. Os sintomas são dores musculares, dor de cabeça, náuseas, vômitos e manchas vermelhas no corpo.
Uma doença causada por bactérias que causa mal-estar, fadiga, dor de cabeça, febre, calafrios e rigidez do pescoço.